小龍 Xiao Long significa "pequeno dragão".

Porque Somos

 

O SIMBOLO DO DRAGÃO

O Dragão (long em chinês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. O Dragão é um animal mítico, sendo composto por um misto de animais: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento (a transformação). O Dragão simboliza a sabedoria e o Império.

É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás (o dragão imperial) ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas".

O dragão chinês é uma criatura mitológica, que aparece também noutras culturas orientais. Descrito como uma criatura semelhante a uma serpente de quatro garras, ao contrário do dragão ocidental que é quadrúpede e representado geralmente como mau, o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chineses. Os dragões chineses controlam a água nas nações de agricultura irrigada, e podem cuspir fogo para mostrar o seu poder mítico. O dragão também é a junção do conceito de yang (masculino) e associado com o tempo para trazer chuva e com a água em geral, tendo como seu correlativo feminino Fenghuang.

A princípio, o dragão era historicamente o símbolo do imperador da China, tendo começando com a Dinastia Yuan e os cidadãos comuns foram proibidos de se associar com o símbolo. O dragão ressurge durante a Dinastia Qing, onde começou a fazer parte das bandeiras das bandeiras imperiais.

Mais tarde, o dragão passa a ter uma conotação agressiva e militar, que o governo chinês deseja evitar, razão pela qual o panda gigante passou a ser mais usado, dentro da China como um emblema nacional, tendo diminuído a força do simbolismo do dragão, na China. Em Hong Kong, no entanto, o dragão é a marca desta cidade, um símbolo usado para promovê-la internacionalmente.

Muitos chineses usam o termo "descendentes do dragão" (龍的傳人) como um símbolo de identidade étnica, tendência que teve início com o aparecimento de diferentes nacionalidades asiáticas, que procuravam símbolos animais para representações na década de 70. O lobo foi usado entre os mongóis, e o macaco entre os tibetanos. Na cultura chinesa atualmente, é mais usado para fins decorativos.

Um número de provérbios e de dialetos chineses também caracteriza referências ao dragão, como por exemplo: "Esperar que o único filho se torne dragão" (望子成龍, ou seja, esperar que seja tão bem sucedido e poderoso como um dragão)"

O dragão é o símbolo da nossa Escola, e com ele simbolizamos o sucesso, a sabedoria e a grandeza que esperamos poder ao nosso trabalho e a todos os que fazem o caminho conosco.

.

logo