Xiao Long - Ritmo/ Dança VII em Estarreja
Escola Xiao Long Artes Marciais Chinesas - Espectáculo de Kung Fu e Tai Chi - Estarreja 2014 (- 2014-04-13)
Uma participação de demostração das artes popular tradicional chinesas: Artes marciais (Kung Fu, Tai Chi e Qigong) Dança do Dragão e das Bandeiras e Teatro Chinês (o "teatro chines" é uma misturado de elementos como a literatura, a música, o cantar, a dança, ...)
Saber mais
A dança do dragão e sua história
O dragão é um animal lendário. Na China, ele é um símbolo auspicioso e nobre. Também é considerado o animal que consegue chamar a chuva. Um costume muito antigo, em épocas de seca, as pessoas sempre pediam chuva em frente aos templos, usando a figura do dragão.
A dança do dragão começou a ser documentada na Dinastia Han (206-220); até o fim da Dinastia Song (960-1279), e ficou muito popular. Tradicionalmente, esta dança aparecia sempre em festejos que celebravam boa colheita ou clima favorável à agricultura e mostravam a prosperidade da vida. No entanto, mais tarde esta dança se tornou um show de técnica folclórica especial. Hoje ela parece em muitos festejos diferentes, em inaugurações de empresas e em eventos especiais.
Dança das Bandeiras
Faz parte da vasta cultura chinesa, além de atrair alegria e espalhar prosperidade por onde passa, desenvolver a disciplina, a concentração, o respeito, bem como fortalecer os laços de amizade.
Uma das formas de se promover esses valores é por meio de uma dança folclórica coreografada com diversas bandeiras manejadas por atletas de kung fu em perfeita sincronia, ambientada por uma canção que representa o orgulho da associação Xiao Long.
Acompanhando a letra e os movimentos das bandeiras, geralmente estão os atletas marciais apresentando formas individuais (tao lus) de diversos estilos e combates simulados (duei lian), seja com armas tradicionais ou com as mãos livres.